Foto: Freepik

Analisar os resultados significa avaliar o desempenho financeiro de uma empresa em um determinado período de tempo. Isso envolve a interpretação de relatórios Contábeis, como a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), que permite visualizar a rentabilidade, os custos, as despesas e o lucro líquido obtido em determinado período. Essa análise é crucial para avaliar a saúde financeira e fazer projeções futuras.

Em uma simples DRE comparativa entre períodos, também chamada de relatório de análise vertical ou horizontal, é possível identificar a variação da receita bruta, dos impostos incidentes, o aumento/decréscimo do custo do produto vendido ou custo da prestação do serviço, apresenta a constância ou as alterações dos gastos para manter as operações, como a despesa de folha, energia, água, material de expediente, dentre outras.

Através deste demonstrativo, também é possível analisar a lucratividade da empresa, ou seja, se há margem de ganho com o preço de venda praticado, após as deduções dos impostos e custos diretos.

Por fim, demonstra o lucro que significa a diferença positiva entre as receitas obtidas e os custos, despesas e impostos. É o ganho financeiro ou a sobra que resta após todas as deduções e despesas serem subtraídas da receita total. É uma medida fundamental para avaliar a eficiência operacional e sucesso financeiro de uma empresa.
Manter um negócio de sucesso requer controles e análises dos números apresentados para saber quais planos serão postos em prática e quais serão reavaliados para melhorar, cada vez mais, a performance da sua empresa.

CURTIU?
Acompanhe