Foto: Freepik

Já chegou ao ponto de sua empresa fazer a venda de um produto sem tê-lo em estoque? Ou ainda, perder vendas por não ter a quantidade correta? Se respondeu sim para qualquer um dos questionamentos, provavelmente você está gerindo de forma incorreta o seu estoque.

O estoque é o coração de qualquer empresa, e sua gestão pode ajudar as organizações a gerarem receitas no futuro. A falta de controle é um dos principais erros que podem comprometer a estrutura do negócio, afinal, se em excesso causa engessamento de recursos, já na sua falta, compromete a eficiência empresarial.

Manter um estoque pequeno demais não é o ideal e pode deixar seu cliente na mão, já um estoque muito grande ameaça sua situação financeira. A solução nesse caso é o chamado estoque mínimo.

O estoque mínimo é do tamanho das suas vendas, serve para que você tenha sempre o que vender enquanto não faz o pedido de reposição com os fornecedores.

Um sistema de gerenciamento de estoque, quando bem administrado, permite que a empresa reduza custos, perdas e roubos, estime quantidade ideal de mercadorias, crie promoções melhores e precifique de forma correta. O monitoramento das saídas do estoque permite identificar os tipos de produtos que vendem mais e menos, podendo assim planejar melhor as compras e aumentar o poder de negociação junto aos fornecedores.

Lembre-se então da importância de cuidar da gestão do estoque e não deixe para segundo plano o check-up do coração da sua empresa.

Elizangela Santos

CURTIU?
Acompanhe