Foto: Adobe Stock

O e-mail é uma ferramenta essencial no cotidiano de qualquer profissional. Não é difícil encontrar casos de e-mails que se proliferam nas nossas caixas de mensagens e de spam. O que muda é a versatilidade dos golpistas em dar roupagens diferentes para a mesma finalidade.

O intuito é capturar os dados dos usuários com a intenção de obter qualquer tipo de benefício.

Em épocas de entrega da declaração de imposto de renda da pessoa física e dos lotes de restituição é o período propício para a disseminação destes golpes envolvendo a Receita Federal do Brasil e o tema imposto de renda.

Como padrão nestas abordagens, os malfeitores apelam para uma preocupação legítima de seus alvos, tal como: Será que o meu CPF está regular? Tenho algum imposto à pagar ao fisco?

Com base nesta metodologia de abordagem, é corriqueiro que os e-mails venham identificados com o nome da Receita Federal do Brasil e o assunto “comunicado importante”.

O ponto comum é que nestas mensagens há sempre um link para download de algum relatório onde constam as supostas pendências ou irregularidades.

Vale ressaltar que a Receita Federal não envia e-mails, mensagens de textos ou outras comunicações quaisquer com links para acesso ou com documentos privados em anexo. Tais informações, se existirem, devem ser acessadas através do Portal e-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login) ou através dos aplicativos oficiais, como, por exemplo, o “Meu Imposto de Renda”, cujo acesso é facultado mediante o login com a conta gov.br.

Fique atento e, na dúvida, procure auxílio de um profissional apto.

Na De Paula Contadores há um departamento especializado para tratar as questões da pessoa física.

CURTIU?
Acompanhe