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Você compreende a importância em estreitar os laços de relacionamento com o seu cliente? Esta perspectiva pode ser fundamental e estratégica para o seu negócio.

Embora estamos vivenciando uma época de rapidez, de contatos automatizados e, por conseguinte, de distanciamento físico do nosso cliente, existe uma preocupação crescente entre os gestores: o desafio contemporâneo de estar próximo do cliente, de conhecê-lo.

Em que nível está a satisfação do meu cliente em relação ao produto adquirido ou ao serviço prestado? O que ele deseja na nossa relação comercial? Estas são algumas questões relevantes que, quando respondidas devidamente, impulsionam o seu negócio para outro nível de excelência; visto que, ao possuir informações específicas como as citadas, será possível agir com maior assertividade nesta relação.

De forma suscinta, o propósito deste texto é despertar a sua atenção para estas questões e dar algumas dicas práticas para implementar no cotidiano o início de atitudes que farão a diferença na manutenção do seu empreendimento.

Primeiro, uma visita inesperada. Se for possível, agenda uma visita ao seu cliente. Vá até ele! As atitudes valem mais que um discurso vazio, sem exemplos. Fazer uma visita demonstra para o seu cliente o seu real interesse em estar próximo a atender suas necessidades; além disso, mesmo que não seja possível suprir as expectativas dele, o simples fato da disponibilidade de escutar já produzirá um efeito positivo. Se o contato presencial é inviável, convide-o para uma videoconferência; porém, evite apenas uma ligação; olhos nos olhos é importante quando falamos de proximidade.

Segundo uma abordagem inesperada. Resolveu aquele problemão do cliente? Sanou uma dor dele? Então, faça uma devolutiva à altura. Às vezes, pecamos em dispender um esforço grande visando à resolução, entretanto, não valorizamos a entrega, não deixamos claro qual foi o empenho realizado para a elucidação da questão. É uma falha grotesca, contudo, comum.

Terceiro, crie um radar para capturar a insatisfação e tratá-la. Uma simples pesquisa de satisfação pode ser um radar eficiente para detectar atritos no relacionamento com o cliente. Não obstante, de nada aproveitará se a pesquisa for concretizada e não houver análise das informações. É necessário agir para reverter da melhor forma a situação ou, no mínimo, atenuá-la.

A decisão é sua em implantar e manter uma política de estreitar os laços comerciais com o cliente. Seguramente tal resolução será um canteiro para colher bons frutos. Boa sorte nesta jornada!

Juliano Bicicgo
Mestre em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade

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