O capital de giro é a reserva que a empresa precisa para honrar seus compromissos assumidos e manter a qualidade das suas operações, ter liquidez.

Não domina o assunto? Então continue ledo para descobrir como calcular e gerenciar este valor da melhor forma possível.

Basicamente o capital de giro é calculado confrontando as contas de Ativo Circulante menos o Passivo Circulante que se encontram no balancete. No primeiro momento o valor encontrado pode trazer a falsa impressão que as finanças estão indo bem. Mas, precisamos ir além.

Para que se tenha controle sobre o capital de giro é necessário conhecer a necessidade de capital de giro da empresa, onde são analisados os ativos operacionais menos os passivos operacionais (itens ligados somente a operação da empresa). A diferença entres eles quando é positiva significa que existe a necessidade de capital de giro.

Em um primeiro momento isso não parece ter lógica, pois se a empresa tem mais ativos do que passivo qual seria a explicação para essa necessidade? Porque nem sempre o prazo que os fornecedores concedem para o pagamento das mercadorias será o mesmo que os clientes levam para quitar suas dívidas. E esse descompasso entre as datas faz surgir a necessidade de capital de giro.

Essa necessidade de capital está ligada diretamente com as atitudes dos gestores, que podem impactar de forma positiva ou negativa nesse saldo. Como exemplos podemos destacar que o alongamento das dívidas, aumento das vendas a vista, encurtamento do prazo concedido ao cliente e diminuição dos estoques são atitudes positivas em termos de gestão do capital de giro. Já as negativas destacamos a queda nas vendas, investimentos equivocados, retiradas excessivas dos sócios, baixa rotatividade dos estoques e aumento na inadimplência.

Embora a gestão do capital de giro venha a ser o fator decisivo para o sucesso das empresas, ainda é um tema negligenciado por parte de muitos gestores, seja pela falta de conhecimento ou por não saber calculá-lo corretamente.

Então lembre-se, quem controla o capital de giro é você gestor, que será responsável por estimar seu valor e fazer a gestão para que sua empresa tenha liquidez e consequentemente melhores resultados.

CURTIU?
Acompanhe