A partir desta terça-feira (04), a Prefeitura de Foz do Iguaçu vai flexibilizar várias das medidas de restrição adotadas no combate ao novo coronavírus no município. De acordo com o prefeito Chico Brasileiro, os novos decretos, cancelando proibições para diversos setores, devem ser publicados até amanhã no Diário Oficial.

Durante transmissão ao vivo no Facebook da Prefeitura, na noite desta segunda (03), o prefeito confirmou o fim do “Alerta Vermelho” em vigor desde a semana passada no bairro Três Lagoas, que estava com toque de recolher entre as 21h e as 5h.

O “Mapa de Calor” desta segunda-feira apontou queda no número de casos na região nordeste da cidade, o que foi avaliado como positivo. A região do Porto Meira aparece com a cor vermelha, mas não terá, pelo menos por enquanto, a decretação de toque de recolher ou proibição do comércio à noite.

Chico Brasileiro comemorou, também, a diminuição no total geral de casos ativos (pessoas em fase de transmissão da doença) de covid-19 em Foz do Iguaçu, o que possibilita o cancelamento de algumas das normativas estabelecidas em razão da pandemia. “Estamos indo e às vezes voltando. Agora, é a hora de ir”, afirmou.

Entre as principais ações anunciadas, a liberação até a meia-noite do funcionamento dos estabelecimentos gastronômicos (que hoje precisam fechar às 22h). A autorização é válida para restaurantes, lanchonetes, trailers e food trucksAs entregas (delivery) poderão funcionar durante as 24 horas para todos os serviços.

Outra novidade é a autorização temporária para que os estabelecimentos gastronômicos utilizem parte da calçada para ampliar seu espaço de atendimento aos clientes, desde que não comprometa a mobilidade do pedestre. A obrigatoriedade de distanciamento ampliado entre as mesas continua em vigor.

O transporte coletivo, a partir desta terça (04), estará autorizado a voltar a rodar até a 00h30. Hoje (03), as linhas continuam circulando somente até as 22h. Segundo o prefeito, a partir de quarta (05), será ampliada a capacidade de utilização dos ônibus, do limite atual (quantidade de bancos disponíveis) para 50% da lotação máxima permitida.

Chico Brasileiro comunicou, também, que a equipe do Foz Cataratas Futsal, que disputará, a partir deste mês, a Liga Nacional e a Série Ouro do Campeonato Paranaense, está autorizada a retomar os treinos com bola, seguindo os protocolos de segurança.

Ao longo desta semana, segundo o prefeito, serão feitos estudos para outras liberações, com a definição de protocolos específicos para clubes (sem incluir os salões de eventos), estruturas de lazer e retorno das quadras esportivas.

“Esses setores que ainda estão proibidos, a gente vai começar um processo de discussão de protocolos sanitários, para que seja possível voltar com as atividades”, explicou Chico. “Se o número de casos continuar caindo, vamos continuar flexibilizando. Se voltar a subir, teremos de adotar novas medidas restritivas”.

 

Veja o Decreto aqui

Via Rádio RCI

CURTIU?
Acompanhe