Foto: Freepik

A partir desta quarta-feira (30), o uso de máscaras tanto em ambientes fechados quanto abertos deixa de ser obrigatório em Foz do Iguaçu. Contudo, é importante ficar atento às orientações dos decretos publicados pelo Estado e Município sobre o panorama geral de uso da proteção.

Confira os detalhes das medidas:

Serviços essenciais de saúde

O uso de máscaras segue sendo obrigatório dentro dos serviços de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), clínicas particulares e consultórios odontológicos.

Transporte coletivo e transporte privado

No interior do transporte coletivo o uso das máscara está mantido, sendo obrigatório para todos os passageiros. Em abrigos de ônibus, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda manter o uso.

Para o transporte privado de passageiros, feito por aplicativos, vans de transporte turístico, escolar, entre outros, o uso deverá seguir as normas definidas por cada empresa.

Para pessoas com sintomas respiratórios

Caso a pessoa apresente qualquer sintoma respiratório, é obrigatório e necessário que faça o uso de máscara no deslocamento para a realização do exame ou circulação.

Estabelecimentos comerciais e outros espaços

Em estabelecimentos fechados, como lojas, mercados, restaurantes, shoppings e similares, o uso torna-se facultativo. Entretanto, os proprietários podem optar por manter o uso obrigatório da máscara conforme a necessidade vigente.

Templos religiosos poderão seguir a mesma orientação, sem a necessidade da obrigatoriedade.

Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil

Conforme detalha a resolução do Governo Estadual, professores e demais funcionários de creches e pré-escolas que atendem crianças abaixo dos cinco anos, que ainda não são elegíveis para vacinação, a sugestão é que o uso fique à critério de cada instituição.

Protocolos sanitários em vigor

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que é importante manter as principais recomendações sanitárias, como o uso do álcool gel para higienização das mãos, o não compartilhamento de objetos pessoais, medidas de quarentena e isolamento para casos sintomáticos respiratórios.

 

Via Prefeitura de Foz do Iguaçu

CURTIU?
Acompanhe