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A finalidade da 4a fase do cronograma de implantação do eSocial é a substituição dos formulários utilizados para envio das informações referentes a Segurança e Saúde no Trabalho para uma plataforma 100% online, por esta razão, o Governo vem trazendo uma série de novidades sobre o tema. De acordo com a notícia publicada no portal do eSocial, foi liberado o módulo Portal Web Simplificado do eSocial específico para os eventos de SST –Segurança e Saúde do Trabalho.

QUAIS AS ALTERAÇÕES TRAZIDAS PELO MODULO WEB?

O novo módulo permite o lançamento de eventos como Comunicação de Acidentes do Trabalho, Monitoramento de saúde e Condições ambientais do trabalho e é mais uma ferramenta disponível para as empresas e os profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalho, que podem usar tanto os sistemas próprios de gestão, quanto o ambiente web, conforme sua conveniência. Além da transmissão dos eventos, é possível que os empregadores realizem o monitoramento das informações prestadas.

COMO UTILIZAR A FERRAMENTA?

Para utilizar o módulo web SST, será necessário que o empregador acesse utilizando suas credenciais (certificado digital, acesso via gov.br ou código de acesso e senha) ou faça uma procuração eletrônica específica para a empresa ou profissional especializado, para o envio dos eventos como Comunicação de Acidentes de Trabalho (S-2210), Monitoramento de Saúde (S-2220) e Condições ambientais do trabalho (S-2240).

O modulo web foi desenvolvido com o intuito de simplificar o envio das informações e tornar o acesso mais transparente. Vale ressaltar que não são prestadas informações de SST para trabalhadores domésticos, exceto as Comunicações de Acidente de Trabalho, que são informadas no próprio eSocial Domestico. Destaca-se ainda, que de acordo com o cronograma de implantação do eSocial, as empresas dos grupos 01, 02 e 03 já estão obrigadas ao envio das informações referentes a Segurança e Saúde no Trabalho.

 

Via Governo Federal

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