Se empreender fosse uma caixinha de bolo, acompanhada por uma receita com instruções e passo a passo, nossa vida seria muito mais fácil. Infelizmente a realidade é outra. Em meus anos como empreendedora, conheci muita gente que abriu um negócio como quem resolve encarar uma viagem de férias da noite para o dia, sem planejamento e preparação. Empreender é, sem dúvida, uma aventura. Mas uma aventura onde riscos e oportunidades devem ser avaliados no início para que não quebremos a cara depois.

1. Faça algo que goste

Associe seu novo negócio com algo que você saiba fazer, goste e seja uma demanda do mercado – Nada pior do que trabalhar com algo que não gostamos e que não dominamos. É imprescindível entender o negócio. Assim como é importante avaliar o mercado e a concorrência. Às vezes, há muita gente oferecendo o mesmo serviço e produto.

2. Tire sua ideia do papel

Ideia boa é ideia executada. Embora um bom planejamento seja importante antes do primeiro passo, não adianta uma boa ideia apenas no papel. Em algum momento você deverá passar para a execução. Daí você saberá se a ideia era realmente boa.

3. Comece pequeno, teste sua ideia

Um erro comum é querer começar grande. Isso requer tempo e investimento financeiro. E você não vai querer perder seu dinheiro em um empreendimento que pode dar errado, certo? Então comece pequeno, com pouco ou nenhum capital e vá ajustando sua ideia à medida que ganha experiência e conhecimento.

4. Venda e faça clientes

Planejar é importante, mas ficar apenas no planejamento não fará seu negócio crescer. Crescimento só acontece com vendas e com uma carteira crescente de clientes. Portanto, mão na massa!

5. Peça ajuda de quem já empreendeu e ajude

Trocar ideias e experiências é sempre válido, pois isso minimiza a probabilidade de você cometer erros primários e comuns. Converse e peça orientações com quem já empreende ou empreendeu. Participe de redes de relacionamento para se sentir motivada e para apoiar outras mulheres.

6. Cerque-se de pessoas boas e que te incentivem

Mesmo que for trabalhar sozinha, peça e aceite ajuda de pessoas do seu entorno, como familiares e amigos. Às vezes um simples incentivo e apoio já ajudam muito. E se for contratar, busque profissionais competentes e que queiram crescer com você.

7. Tenha paciência

Empreender não é uma corrida de curta distância. Pelo contrário. Empreender é uma maratona com altos e baixos, cheia de obstáculos e de desafios. E como em uma corrida, são necessárias calma, paciência e persistência.

8. Faça uma reserva financeira

Sempre é bom ter uma rede de apoio para amortecer alguma queda inesperada. Cair não é o objetivo, mas acontece e precisamos estar preparadas. Se possível, guarde algum dinheiro para aliviar esses momentos.

9. Cuide da sua saúde física e emocional

De nada adianta um negócio de sucesso se você não está bem. Lembre-se de que seu negócio é você. Cuide então de sua saúde.

Esperamos que estas dicas possam ajudar de alguma forma aquelas pessoas que querem e precisam empreender. Não são instruções infalíveis, são apenas pequenas recomendações que acho importante compartilhar. Como destaquei acima, empreender também é dividir experiências. Até a próxima.
CURTIU?
Acompanhe