O comércio iguaçuense poderá funcionar normalmente nos feriados de 10 de junho (aniversário o município) e 24 de junho (Padroeiro São João Batista). A autorização para o funcionamento atende pedido da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) feito à Prefeitura e Câmara de Vereadores.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares, em primeira e segunda discussão, na sessão extraordinária desta sexta-feira, 5. Com a aprovação, os dois feriados foram declarados pontos facultativos no município. A matéria segue para sanção do prefeito Chico Brasileiro e posterior publicação no Diário Oficial.

O presidente da ACIFI, Faisal Ismail, explicou que o objetivo é tentar amenizar parte do prejuízo financeiro registrado durante o período em que o comércio da cidade ficou fechado por mais de um mês em virtude da pandemia do novo coronavírus (de 20 de março a 21 de abril).

“Com mais esses dois dias de abertura, as empresas poderão gerar receita com vendas e prestação de serviços, visando a manutenção de empregos e distribuição de renda”, afirmou. “Aos poucos vamos superar o impacto daquele longo período de fechamento”, completou Ismail, destacando que o pedido pela abertura contou com apoio do Sindilojas.

Em sua justificativa do projeto de lei, o prefeito Chico Brasileiro sustentou que diante da retomada gradual e monitorada dos estabelecimentos comerciais, a medida visa contribuir para o realinhamento do comércio de forma a minimizar os impactos econômicos na cidade, em carácter excepcional para este ano de 2020.

 

Conteúdo via ACIFI

CURTIU?
Acompanhe