A equipe da De Paula se reuniu no auditório, no último dia 14, para uma palestra, realizada em parceria com a ITAMED, voltada à saúde do homem. Esta ação faz parte do novembro azul, que é um movimento mundial para conscientizar sobre as doenças masculinas, em especial a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O médico urologista e cirurgião geral, Dr. Michel Cotait Junior, iniciou a palestra discorrendo um breve histórico sobre a origem da campanha na Austrália, em 2003. A explanação continuou sobre a saúde do homem, que envolve outros fatores e doenças além da próstata.

As estatísticas revelam a importância do tema tratado. Hoje, no Brasil, um novo caso da doença é diagnosticado a cada 7 minutos e um óbito ocorre a cada 40 minutos; além de ser o segundo tipo de câncer mais frequente no homem. Segundo a estimativa da OMS, no Brasil, teremos cerca de 85.000 novos casos em 2019.

Os fatores de risco são a idade (quanto maior a idade maior as chances), o histórico da doença na família, ser da raça negra, ter obesidade e possuir maus hábitos alimentares.
As chances de um bom diagnóstico aumentam quando o especialista realiza o exame do toque somado ao de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata (Antígeno Prostático Específico – PSA). O tratamento depende do estágio em que a doença é diagnosticada.

O palestrante recomendou que os homens procurem um médico urologista para fazer o exame a partir dos 50 anos; entretanto, se o indivíduo está dentro dos fatores de risco, deve iniciar as consultas periódicas de prevenção a partir dos 40 anos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

A boa notícia é que a chance de cura é de 90%, se o diagnóstico ocorre precocemente.

A prevenção pode ser feita mantendo uma alimentação saudável, praticando atividades físicas, não fumando, preservando o peso corporal adequado e evitando o consumo de bebidas alcoólicas.
A De Paula apoia iniciativas como o Novembro Azul, visando divulgar boas práticas e preservar a saúde de seus colaboradores.

Juliano Bicicgo

CURTIU?
Acompanhe